Nascido em 1963 na localidade de Juvêncio Machado, no interior do município. Casado com a professora Nara. Pai de tres filhos, Wesley, Wendell e Larissa. Exerceu mandato de vereador neste Poder Legislativo entre 1997 e 2000. Neste ano, retorna a esta Casa, sendo que nas eleições de 2020 adquiriu 173 votos. Sua luta é pelo bem da comunidade, principalmente pelo povo rural.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Tem horas que a gente fica sem palavras sobre o que está acontecendo no RS, mas a gente tem que ter fé e pedir pra Deus ajudar, eu tenho assistido bastante, embora não queira assistir, mas a gente tem que assistir pra reconhecer muita coisa que as vezes a gente reclama de qualquer coisa, não olhamos pra trás, uma coisa que estou vendo que no aperto se conhece os homens, os governantes estão se movimentando e trabalhando em prol disso, tanto federal quanto estadual, o prefeito de POA, não sei que partido é e nem interessa, mas tenho escutado os pronunciamentos dele, o cara positivo, tem a cabeça no lugar e os pés no chão, ele está lá porque o povo coloca, quando vê o povo dele passar o que nunca aconteceu, tem que ser muito forte pra não pirar, ele está fazendo as coisas muito sensatas, meus parabéns e eu Deus abençoe essas pessoas que tem ideia pra defender seu povo. O colega Paulinho tinha pedido uma informação sobre a ensacadeira de silagem, ela está comprada é só dar tempo de ela chegar na cidade, está tudo certo. A gente tem que passar por muitas coisas pra chegar num ponto que também valha a pena. Dia 15, está se aproximando a feira de terneiro, eu tive numa feira em Itacurubi dia 30 que passou, eu vim muito feliz de lá, venderam tudo, bem vendido, o que colocaram pra vender conseguiram vender, então espero que nossa feira seja sucesso, tem 350 animais inscritos só da região, então é um sinal de positividade, que Deus possa abençoar com o tempo, para o pessoal poder vir, está tudo trancado as BR as pontes caídas, mas até lá Deus vai ajudar que de desvio para as pessoas virem até nossa cidade, que é a primeira feira.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Eu tenho pouco o que falar nesse momento que a gente vive esses problemas, todo mundo sabe que está frigindo o RS, deixa todo mundo triste pois somos todos irmãos, mas o que é para as pessoas passar, de um jeito ou outro passam, nós aqui graças a Deus estamos livres não temos rios pertos, mas vocês sabem que quando é para dar problema de uma maneira ou outra vem, nós já fomos atingidos por tormentas de pedras, de ventos, e resistimos, o povo tem que ser forte, se ajudar como estão se ajudando, a gente olha a televisão, as notícias e não tem como não cair uma lagrima do olho, porque é um terror, mas tem o lado bom que o povo está colaborando e ajudando, de outros estados e outros países tá vindo alguma coisa, então a gente fica feliz com isso, o mundo não está perdido, como tem gente má e gente boa, mas é mais boas, a gente fica feliz com isso. Mas quero estender a minha satisfação com a sec. da agricultura com a administração, sobre nossa feira que seria dia 15, foi cancelada e transferida para o dia primeiro, por intermédio do tempo e por respeito a essa tragedia do estado, foi muito bom ter cancelado e transferido.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Começo elogiando e mostrando muita satisfação pelo grandioso evento que foi feito no CTG, em busca de arrecadação para as famílias atingidas pela enchente, agradeço aos vereadores carinhosamente, estavam todos lá, é nessa hora que temos que se unir e fazer o mínimo que a gente pode fazer, eu calculo que pela pessoa da presidente do CTG, Aldorete, pelas pessoas que trabalham no Sicredi, parece que foi eles que deram o ponta pé inicial, então ficou muito elogiável o nosso município fazer uma festa daquele tamanho, o povo compareceu e tenho certeza que deu uma arrecadação muito boa para aquele pessoal que está necessitado. O ver. Tato falando sobre emergência pelas chuvas que veio, colegas vereadores é assim, tivemos reunião com o prefeito sobre os decretos, mas por enquanto não tem aonde se agarrar, não tem índice porque pra se agarrar nisso ai, não tem gente desamparada, nem luz faltou, ele falou direto como capitão da defesa civil, desse pessoal que entende, e não tem onde se agarrar, não adianta fazer decreto porque nem vistoria eles não vem, a não ser que aconteça alguma coisa nova. Tem lavouras sim que não foi colhida, mas não chega 7%, então sobre isso ai está difícil, mas ele se tiver meios ele está do lado dos plantadores, do povo do interior, mas não adiante fazer coisas que não tem condições, a gente pede que entendam porque estão em estudo. E ver. Paulinho, ele não me falou na sessão, mas me falou por fora sobre os adubos, e os adubos estão chegando hoje, era pra ter chegado sexta, mas pelo motivo do tempo está chegando hoje os adubos, e outra coisa, tivemos falando com os peritos e agrônomos e os adubos dá para o milho, é 102010, eu achei que não dava também, eu achei que era só pra pastagem mas dá para o milho, ele é um pouquinho mais fraco mas pode colocar no milho que não tem problema, eu mesmo vou colocar no milho.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Começo parabenizando a administração municipal e seus envolvidos, no último evento que foi feito no município, que foi a feira de terneiros, a gente não pode dizer saiu bem 100%, porque o tempo não foi bom, porque choveu demais e ninguém tem pastagem, mas mesmo assim foi um sucesso, o pessoal de fora parabenizando os criadores pela qualidade que trouxeram na feira, foi vendido 60%, deu 436.000,00 em vendas, um dinheiro que correu dentro do osso município, saiu terneiro macho a 8.70 em média, terneira fêmea 9.35, e novilha a 8.40, então os preços saíram bons, não podemos se queixar, não foi vendido todo porque ninguém tem pastagem, se tivesse pastagem é certo que não ia ficar terneiro na feira, não foi todos mas foi um negócio. Parabenizo o Luciano, sec. agricultura, o Reinaldo Cogo que faz parte também, e toda sua equipe que trabalhou, todos sabem que é um trabalho árduo, que pega fim de semana, mas nem por isso pararam, saiu de acordo com o que a gente esperava. As vezes a gente tem que comentar alguma coisa, embora não acrescente muito, mas em algumas acrescenta, nós somos nove vereadores, todos nós lutamos por estradas, a estrada é o cartão postal do município, ainda mais em município pequeno, e nossa estrada por causa do tempo não estão 100% boas, todo mundo sabe que não estão boas, umas estão boas outras dá pra passar, mas sexta-feira minha filha casou e fez uma festa para a família, veio gente de são marcos, do Mato Grosso, de Caxias, e foram posar lá em casa, o que eles falavam era na estrada, acharam muito boa, e a estrada não está boa, e eu não tenho porque vim conversar fiado, puxar saco de ninguém, mas eu me admirei, uma cidade linda e não falaram nada, e é gente que viaja, caminhoneiro, funcionário público, gente que vive nas estradas, então que tal é as estradas por ai, então as vezes o pessoal daqui não dão muita bola, sempre cobrando e tem que cobrar mesmo, mas o pessoal de fora eu me admirei, porque eu estava achando ruim eles estranhos, e as estradas desse jeito, e eles me falaram duas, três vezes, só o que falaram, então a gente fica feliz com isso, porque nosso município faz o que dá e enxergarem.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Deixo meu reconhecimento a sec. de saúde, na pessoa da Cleonice, pela quarta conferência da saúde, que fez nessa casa, eu não pude participar, estava trabalhando, plantando pastagem, e preciso de outras pessoas, e é era o dia que podiam, mas meus parabéns pelo belo trabalho, e pelo trabalho do sec. eldrio, um bom trabalho que ele faz em Santiago, ele trouxe uma demonstração pro nosso município, a gente fica feliz das coisas que vem pra somar. O Chiquinho, estava falando daquela entidade que foi levantada, em juvencio machado, dona Jaqueline e seu Erivelton, do lado de uma grande mulher tem um grande homem também, eles passam na frente da minha casa, as vezes eu trabalhando, e eles estavam trabalhando naquela entidade, obrigado pelos vereadores que colaboraram, e todo povo que ajudaram aquela entidade, que ficou bonita, a gente fica agradecido pela equipe deles, pela comunidade, uma hora vão fazer uma visita pra ver o trabalho que fizeram. Agradeço ver. Paulinho, pela preocupação do senhor, pela estrada do juvencio machado, quinta eu falei direto com o prefeito, e ele falou com o secretario, e acham que essa semana pode irem pra lá, porque tem lugares piores, nossa estrada não é péssima, está ruim, tem estradas piores, tem que ir devagar, porque uma depois as outras. Esse pessoal mais novo não são acostumados com estradas ruins, quando as estradas querem ficar ruim, eles estão pedindo, é nossa obrigação, da secretária, arrumar, mas a gente fica feliz, porque eu sou do tempo de estrada ruim, eu ando tranquilo, mas tem gente se queixando, tem dois lugares que fica agua, mas em seguida, a promessa do prefeito é uma ordem, e sempre dá certo.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Também quero parabenizar a dona Diora, em nome dela a toda equipe da grande festa que foi feita ontem, da igreja católica, que se Deus quiser logo em seguida vai ter um aumento bom, cada um deu um ajutório, vai dar e vai sair esse projeto. Mas ver. Regina, sobre os adubos, é só tirar uma amostra desse adubo e mandar fazer um exame, isso é crime, a senhora como ver. do povo, como a senhora sempre diz, não precisa trazer muita fofoca, é só tirar uma amostra e fazer análise, todas as coisas de prefeitura é por licitação, qualquer uma firma pode pegar sendo registrado dentro da lei, não tem o que a administração fazer, a não ser o que foi feito, por ser bolsas brancas, hoje a tecnologia está ai, tudo que é coisa é em bag, como vão trazer em bag de dois mil toneladas, pra repartir com o povo aqui, não estou defendendo, é o que eu penso, acho que foi isso ai, eles colocaram numas bolsas branca, mas a firma que vendeu ela tem responsabilidade, é só fazer exame nesses adubos, pra tudo tem jeito hoje. E lhe digo assim vereadora, sobre aquele dia que foi debatido as estradas, a senhora ficou um pouco queimada, disse que a senhora quer o mal da administração, de jeito nenhum, eu considero o seu trabalho, quando é um trabalho certo, sempre considerei, as estradas que eu questionei com a bancada do MDB, eu filmei a estrada, sai daqui e falei com caminhoneiro, por acaso ele disse que tinha passado lá, estou com a estrada filmada no meu celular, dois pontos que não é crítico, só tem água, entrei numa quarta e fui até o Leonel, então pede o que é real, a administração está pra trabalhar, mas eu não duvido do seu trabalho, só que não pegue o bonde andando e queira a janela, eu não trago muita coisa aqui porque o que já pediram, e o que já veio, eu não preciso fazer cortesia com o chapéu alheio, tem uns projetos que já estavam acontecendo dentro da cidade, e a senhora vinha aqui, pedia, e batia o pé dizendo que pediu, e negativo, tem os projetos que já existia, a gente tem que ver o lado bom pro município, eu sempre converso pouco pra não conversar demais.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Uma saudação especial a Patrícia, e a Cátia, que estão chegando hoje, ser nossos colegas por um tempo, tenho certeza de que vão gostar de trabalhar nessa casa. A dona Eliane, que sempre está na primeira segunda do mês, parabéns pelo seu trabalho. Venho de primeira mão, deixar os gaúchos de cabelo em pé, já começou as reuniões estaduais, por enquanto, da semana farroupilha, está bem adiantado, até o pessoal questionou, porque o prefeito largou pra nós de novo, eu, a vice-prefeita, com ajuda da Silvana, então teve uma reunião no Capão do Cipó, mas era uma reunião para os cavalarianos do estado, era de Alegrete ao Capão do Cipó, então não tinha o porque nós estar correndo, gastando, não tinha porque, quando interessar a cavalgada do município, estaremos juntos. E outra coisa, eles adiantaram um dia, não vai ser dia nove, como foi ano passado, vai sair dia oito do Capão do Cipó, talvez vá diminuir o pessoal porque vai ser muitos dias, nós costumamos sair um dia antes pra não se atrasar, então teremos que sair dia sete, de tarde, pra dia oito nós estar lá com tudo arrumado. E outra coisa, não vai sair do capão da batalha, como sempre saiu, vai ser do CTG Gumercindo Saraiva, mas qualquer coisa estamos aípara o que precisarem, agora mês que vem vão começar nossas reuniões para nós se organizar. Dar os parabéns a coordenadoria da escola JA, pelos 80ª, que Deus ajude, e sempre vá avante. Quero agradecer a administração municipal, junto com a sec. de obras, que fiz um pedido pra trocar um bueiro no rincão dos guerras, que estava quebrado, outro dia foram lá e colocaram, a gente fica contente quando é ouvido, pois estava perigoso, alguém já tinha caído ali. Pedi também pra trocarem um bueiro que vai pro Adauri Guerra, está pra amanhã de manhã, o Jorge pediu pra eu avisar, pois ele quer estar junto, então está certo pra amanhã de manhã fazer a mudança desse bueiro.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Não tenho nada a apresentar hoje, só dar um alerta, que eu já tinha falado na outra sessão, e nós temos só a sessão de segunda-feira, depois entra em recesso. Sobre a cavalgada, tivemos a reunião com o prefeito, eu tinha falado que ele tinha largado a cavalgada para nós, eu e a Diulinda, que sempre toca para nós sermos os comandantes, mas é um período difícil, não pode, é campanha política, então chegamos a um acordo, e quem vai trabalhar nessa tese, vai ser a Catiusce, sec. de educação, e nós ficamos na retaguarda, nós estamos mais acostumados, sempre lidando com as mesmas coisas, então ela pediu pra nós dar uma mão pra ela, e estaremos juntos, é tempo de campanha política mas não podemos deixar o município em falta desse órgão cultural, que sempre tem que ter alguém que disponibilize tempo, vai ser oito dias, é difícil mas não vamos deixar por merecer, vamos fazer o que puder. Dia 25 de julho vamos fazer o trajeto, para sair com tempo, porque vai ser uma cavalgada que não vai ser muito comprida, vai dar tempo de pararmos nos lugares adequados, arrumar lugar que não prejudique ninguém, nem o pessoal que vai e nem os donos das fazendas que dão o lugar para a gente ficar. Dia 2 de agosto vão fazer uma reunião com todas as entidades, para nós se organizar, já estou avisando para o pessoal ir organizando cavalo, que se Deus quiser vai fazer tempo bom, pelas previsões, só frio, mas isso não é problema, e a cavalgada sai igual.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Enalteço o povo de Unistalda, tem alguns municípios aí que no tempo da política, diz que a polícia tem muito trabalho, movimento na cidade, no interior, envolvendo polícia, aqui graças a Deus nunca existiu isso aí, sempre na paz, o povo respeitando os candidatos, votem ou não naquele candidato, mas eles respeitam, então é assim que deve ser, que Deus ilumine todos nós.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Não tenho nada a apresentar hoje, a não ser dar os parabéns, um pouco atrasado, pelo dia dos pais que ocorreu ontem, a gente fica feliz, pelos pais, e pelo dia que fez, nós precisava de uma chuva, todo mundo mal, e graças a Deus veio uma chuva, e depois fez um dia como fez ontem, então parabéns a todos os pais, e as mães que são pais também, e a gente tem que comemorar junto, que Deus abençoe a todos.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. Tenho notícias boas do município, hoje está assumindo na saúde, um novo médico, pelo programa mais médicos, que é uma coisa muito boa que está acontecendo no nosso município, Dr. João Baldista, ele vai atender nas segundas e sextas, a sec. está ajustando os horários, porque ele recém começou, e se Deus quiser vai dar certo, talvez até atendimento auxiliar, é uma coisa muito boa pro nosso município, que o principal é a saúde, nós brigamos aqui por muitas coisas, agora é sobre o agronegócio, mas não adianta agronegócio se não tiver saúde acompanhando. Eu não sou contramanifestação nenhuma, desde que seja ordeira, como foi a manifestação, eu não estava presente pois estava com consulta marcada em Santiago, e não tive condições de participar, mas as pessoas que estavam envolvidas que tenham êxito nesse movimento que fizeram, sei que foi um movimento sem baderna, movimento bem tranquilo, então meus parabéns. Eu não digo nada, porque eu também tenho contas no banco, a gente que trabalha, que é pequeno sempre, mas eu prorroguei minhas contas, fui lá e prorroguei, amanhã estou indo depositar os juros de uma, mas só o juro, eu fui lá e prorroguei tranquilo no banco do Brasil, então cada caso é um caso, parece que em Itacurubi negaram, foi segundo uma pessoa de lá que passou, então não tenho certeza, mas vamos averiguar.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. É com muita alegria que faço a explanação do começo da SF, que nós largamos na estrada sábado, no sábado passado e chegamos nesse sábado, e graças a Deus ocorreu tudo em ordem, o mais importante é que tinha famílias como sempre acompanhando, tinha até bebezinho, acompanhando todos os dias, o irmão dele com 1 ano, isso não tem o que pague ver isso ali, pessoas com 80 anos, a gente fica muito feliz, e a gente faz o que pode, sempre falha, alguma coisa falha, pode até não falarem pra gente mas o erro é humano, a gente faz o que pode, mas a gente está aqui para fazer pelo município, eu se pensasse na minha campanha políticanão tinha saído, mas isso ai a Deus pertence, eu fui a trabalho do município, pelo amor a tradição, espero que o pessoal entenda que a gente tem que tocar as coisas conforme a gente pode, então eu quero desejar a todas entidades que começaram as festividades, cada uma melhor que a outra, os festejos farroupilha sempre dão movimentados, tudo na santa paz, que sempre transcorra assim, o tempo prometeu muito bom pra toda SF, como transcorreu para as cavalgadas, então a gente fica muito feliz e já carregamos as baterias nessa cavalgada para o ano que vem, já estamos pensado, nosso colega chico que sempre está conosco, que não deixou cair o teu lado, tivemos esses 8dias, cada dia um melhor que o outro as comidas, todo mundo achando pra lá de bom, como de fato estava, então a gente fica muito feliz quando transcorre tudo bem. E a gente também está aí pra receber críticas, não só elogios, as vezes não é críticas, mas dizer o que tem que melhorar, críticas construtivas, a gente só tem a ganhar, a gente está aí pra isso, e cada vez nossa ideia é melhorar.
Ver. Aldemir Lopes – PP: Após saudações iniciais. A gente dá o melhor dá gente, na SF, e uma coisa que chama a atenção da gente, eu infelizmente não pude comparecer na primeira noite, na abertura no CTG, não fui em muitas festas pois estava doente, mas o povo o que comenta da comida CTG, é uma coisa fenomenal, as pessoas envolvidas no nosso quadro social, gauchesca, de Unistalda, sempre tentou melhorar, e então todo mundo fala com uma boca só, que foi uma comida maravilhosa, então a gente fica feliz quando acontece, casa cheia, a janta boa, bebida boa, então não tem coisa melhor, deixo minha gratidão. E convido todos os gaúchos, que deram a grata satisfação de fazer a cavalgada, que foi extremamente especial, a gente fica muito feliz, e sempre tentando melhorar.