Nasceu em 1976 em Unistalda. Casado com o conselheiro tutelar Luiz. Mãe de Gustavo. Atuou por oito anos como gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social no município. Cumpre seu primeiro mandato neste Poder Legislativo, onde nas eleições de 2020 adquiriu 318 votos, onde obteve título de vereadora mais votada. Seu lema: "Primeiro as pessoas."
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Hoje somente expressar a angústia que estamos vivendo com tudo que está acontecendo com famílias logo ali, que estão perto, mas Deus sabe de todas as coisas, temos que ter fé, rezar, orar e pedir a Deus que de um pouco e forças para seguir em frente. Estivemos reunidos com o prefeito hoje pela manhã, todos vereadores tanto de situação quanto oposição, acredito no diálogo, muitas coisas com a compreensão, com o entendimento, com a troca de ajuda de um para o outro pode ter resultados, também reforcei o pedido para o prefeito olhar agora para as estradas, com mais atenção porque nossos produtores estão numa situação muito difícil, as lavouras que não foram colhidas ainda o grão está brotando, infelizmente a lavoura vai ser perdida, a única coisa que podemos dizer é que estamos orando e pedindo a Deus que dias melhores venham, as pessoas no nosso estado são pessoas trabalhadoras, que batalham, é noite e dia trabalhando para ver perder as plantas, é muito difícil, tem que ter forças mesmo. Sei que a sec. obras, desde as 7h está nas estradas, arrumando alguns pontos que foram bastante estragados.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Diante a manifestação levantada pelo colega beto, de fazermos uma visita aos moradores do conjunto habitacional, manifestando os outros colegas o interesse, vamos convidar os conselheiros, o executivo, a rede de apoio que os conselheiros trabalham nesse rede, acredito que essa rede tem que atuar junto, entendo a preocupação deles, em torno de 25 crianças que estão morando no conjunto habitacional, a moradia uma do lado da outra, o conselho tutelar está mais que correto estar fazendo um trabalho diariamente no conjunto habitacional, ainda mais hoje em dia com as situações que vivemos, com abusos e exploração, o município tem que trabalhar em conjunto com a rede de apoio, acredito que es estão se sentindo sozinhos e nós precisamos dar esse apoio a eles, então vamos conversar nós colegas e marcar um dia para irmos no conjunto habitacional com a rede de trabalho do município, assistencial, e com o executivo, não é obrigado, os colegas que quiserem ir vamos lá conversar e ouvirmos a reclamação direta dos moradores.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Quero comentar um pouquinho sobre uma questão que foi levantada aqui na câmara de vereadores, sobre o conjunto habitacional, nossa assessora jurídica entrou em contato com o promotor Denis, solicitando uma audiência para tratar sobre esse assunto, gentilmente ele respondeu por um áudio explicando a situação que ele estava disponível, mas hoje é o ultimo dia de trabalho dele em Santiago, está sendo transferido para outra comarca, onde estará vindo trabalhar uma promotora, então ele sugeriu que a gente aguarde a nova promotora assumir essa semana, para nós irmos em busca dessa conversa para tratar sobre essa questão do conjunto habitacional. Fico muito triste de ver pensamentos, nos últimos dias vi relatos de mulheres da lavoura, do campo, relatos de áudios chorando, alguns dos colegas ouviram, e tem políticos que pensam que é ilusão fazer um decreto no município, prometer as pessoas que não vão pagar, dia 30 vence os Pronaf, e esses produtores estão endividados, não tem da onde tirar dinheiro, se tivesse esse decreto no município, eles iriam ter 6 meses a mais para pagar, os gerentes de banco estavam mandando mensagens para os produtores, querendo ajudar, traz o decreto do município, é uma tristeza isso. Mas também me revolta muito, o colega líder do governo Lula, foi a Brasília colega Ci, as pessoas em Unistalda que todos se conhecem, que o senhor trouxesse alguma solução para isso que está acontecendo hoje, os produtores precisam pagar os financiamentos, e Pronaf esse mês, Unistalda não vai conseguir prorrogar, ai lhe pergunto, o senhor esteve lá com o líder do governo PT, tirou foto com o homem da cueca com a placa de Unistalda ainda, isso envergonha, e a resposta para os produtores não veio, o senhor me desculpa mas eu preciso fazer esse desabafo, porque não é ilusão, não é prometer nada a ninguém, a gente está vivendo uma realidade, tomara que os produtores não cometam uma coisa pior por causa de dívidas, vem de 2,3 anos sem colher, ai esse ano colheram mas as dividas vem se arrastando , ai não é uma promessa de político dizer que vaifazer um documento que eles vão pagar as dividas daqui 6 meses ou um ano que vem, quem pensa isso não sei o que faz no município e dizendo que é defensor de alguém.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Venho parabenizar o executivo, o prefeito, por ter dado o ponta pé inicial, pela primeira feira de terneiros, eu não estava presente pois tinha outro compromisso, mas que bom que tivemos a feira de terneiros no nosso município, pode movimentar o negócio no município, e os produtores, com certeza terá muitas outras, ponta pé inicial que do prefeito, que fez a primeira feira. Tivemos muitas discussões de A ou B, ter ou não ter o decreto, ontem em um almoço estive com um produtor do município, seu Miton Becker, onde ele mencionou que teria recebido de um banco, que teria prorrogação nos custeios dele, por causa de uma adesão de decreto, fiquei feliz com isso, e agora pela manhã eu procurei a Tanara, do Sicredi, onde ela me passou que realmente, na sexta feira o Sicredi recebeu essa notificação, onde a partir de hoje terá uma prorrogação nos empréstimos dos produtores, não é muito, até 15 de agosto, mas é um alivio para muitos, tenho certeza disso. O prefeito fez uma moção de apoio a FASUR, que com certeza entrou no bolo do estado, que todo está no decreto de emergência, o que importa é que os produtores estão recebendo a mensagem no celular de prorrogação, isso é um alívio, estou grata por essa notícia. Dizer ao colega Ci, que queria muito ser dona do PP, mandar alguma coisa, mas eu não mando nada, não faço nem parte do executivo no município, se eu fizesse parte, optar alguma coisa, muitas decisões teriam sido tomadas, por ser assim, que o senhor disse semana passada que ao invés de eu ir a Brasília, eu fico fazendo visitas no interior, sou muito feliz, passei o feriado todo fazendo visitas, porque eu fui eleita pra representar aquelas pessoas que moram no interior, eu me sinto muito grata de chegar de cabeça erguida no interior, e eu tenho que manifestar o que as pessoas falam, eu não estou reclamando, eu tenho que repassar o que as pessoas estão pedindo, briguei e vou continuar brigando, é por uma coisa certa, que vai beneficiar aquelas pessoas que estão precisando nesse momento, que seria o que os produtores estão precisando. Sou feliz, e vou continuar representando os 318 eleitores que votaram em mim, sem promessa e sem nenhuma negociação.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Quero parabenizar a nossa sec. de saúde, a Cléo, pelo trabalho que ela realiza na secretaria, e aquele dia da conferência eu disse que ela faz um trabalho com amor, e um trabalho com amor tem resultado, em qualquer lugar. Estivemos a tarde toda conversando, planejando, traçando ideais para um melhor desenvolvimento no trabalho, das pessoas que prestam o serviço na saúde, como em todos os outros órgãos, eles cuidam de nós, de todos, e eles precisam ser cuidados. Também tivemos a brilhante fala do Eldrio, uma experiencia espetacular, é gratidão por ter o Eldrio na nossa região, uma pessoa que tem articulação em todo estado, e até em Brasília, qualquer coisa que a gente precise, a gente pede socorro aos amigos políticos de Santiago. Ao seu Zeferino, pela mateada, pela tarde festiva que realizou na praça, não pude me fazer presente, pois tive um problema ajudar resolver, e no fim acabei não vindo na mateada, mas sei que foi uma tarde muito boa, ontem estava reunida com umas mães e crianças, que estavam contando do que fizeram na praça, sobre o meio ambiente, plantar flores, arvores, então envolvendo a educação ambiental também. Estava vendo os colegas falarem sobre estradas, temos que fazer o possível e impossível para ajudar os produtores. No sábado fui no município de Itacurubi, vim pelo passa santa maria, realmente o passo santa maria, passando aqui pela Maira, está muito boa, um espetáculo, e fiquei muito feliz de ver as arvores cortadas, tudo bem cortado, posso dizer que foi uma articulação política, entre eu e o prefeito Tiago, a gente conquistou pra Unistalda, a máquina de cortar galhos, então quando eu vejo as arvores todas parelhas, a estrada limpa, a gente fica feliz, agradeço muito a sec. de obras, a administração, aonde eles foram e fizeram um trabalho bem feito, que ai fica um resultado por um bom tempo, um trabalho feito com amor, tem resultados, e se nós gestores não incentivarmos, não dermos esse apoio aos produtores, porque eu vejo grupos políticos que estão a frente do poder, dizer que os produtores são espertos, que vão aumentar o preço do arroz, por isso então que o governo tem que buscar fora, imaginem o trabalho que é plantar uma lavoura de arroz, ou qualquer outra lavoura, eu não tenho noção o que é o trabalho numa lavoura de arroz, aqueles banhados, e os nossos gaúchos tem que ficarem brigando por seu arroz aqui, senão os políticos acham que eles são espertos, graças ao trabalho voluntario deles, o nosso aeroporto de POA esta limpo, eles levaram os tratores, as bombas, os arrozeiros foram lá tirar água do aeroporto, e de vários bairros, um trabalho feito com amor pelos arrozeiros, e pelos produtores, então nessas épocas difíceis, a gente tem que lutar contra pessoas que tem esse pensamento.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Nessa segunda-feira, cheia de energia, linda, após uma chuva que veio ontem, e que ela está com jeito de continuidade, uma chuva calma no nosso município, na nossa região, aqui pra banda de Uruguaiana, nas missões já houve temporais. Os produtores que na semana passada eu conversei, todos muitos felizes, colocando a semente na terra, muitas lavouras de trigo sendo plantadas, e com a esperança que o tempo vai ajudar para que seja uma safra cheia, que Deus ajude para que possam plantar, pagar suas contas. Também trago um questionamento, como os colegas falaram, sobre a água, vamos conversar com a Josiane, porque aos fins de semanas não tem água no bairro Bertodo Trindade, não se entende o motivo, de manhã e nos sábados e domingos também não, acredita-se que falta na ligação, que é feita a ligação lá no outro lado da cidade, de repente deve ser pouca coisa, mas está tendo essa pendencia, precisa ser resolvida, porque não é um dia nem dois, já se faz muitos dias que está acontecendo essa falta de água. Parabenizo toda a família da igreja católica, pela belíssima festa, uma família unida, pois mora em frente a minha casa a dona Diora, que é a presidente da capela, a gente vendo o trabalho, os amigos todos buscando doações, um trabalho feito com amor, e sendo assim existe o resultado.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Hoje eu preciso responder o colega Moacir, que na sessão passada, eu estive lendo a ata, ele disse que ficou indignado comigo, algo assim, dele não ter sido convidado para o movimento, eu me sentiria ridícula se eu forçage um convite para a câmara de vereadores, os responsáveis pelo movimento não convidaram a câmara de vereadores, o movimento foi organizado pelos produtores, pelo sindicato rural, o presidente Lauro Sagrilo, e pela representante do SOS agro, Leandra Dutra, e foi feito um grupo onde eles mandavam mensagem pra gente perguntando se a gente queria fazer parte do grupo do movimento, agora se o senhor não recebeu esse convite eu não sou culpada, e também quero lhe dizer que lá tinha muitos agricultores nossos, onde o senhor disse que estava pequena a coisa, agricultores das mãos calejadas, não são fazendeiros, são homens que estão pegando na lavoura direto com suas famílias, porque só ali naquele dia, a gente fez um levantamento de 54 famílias que estão sobrevivendo desse trabalho, sendo funcionário dessas granjas, homens peões que trabalham pra sustentarem suas familias, eu tive orgulho junto com os colegas que foram convidados pelo movimento, de estar lá dando esse apoio. E o presidente Lauro Sagrilo, lavrou uma ata juntamente com a representante Leandra Dutra, que chegara sim a quem interessa. Ficamos com a esperança que poderemos ter alguma chance, de chegar no banco e receber a noticia de que Unistalda esta na lista de ganhar um desconto, tem uma produtora do nosso município que perdeu 40 mil reais, por causa de Unistalda não estar na lista, já em Maçambara ela ganhou os 40 mil reais, porque ela planta em dois municípios, isso dói, pra quem trabalha na lavoura, pra quem madruga, enfrenta geada, chuva, noite, e tem dividas para pagar, isso dói sim, magoa, não tem perdão, mas vamos seguir na luta.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Hoje um dia bonito, onde nossos cavalarianos já estão vindo com a chama crioula para Unistalda. Também quero parabenizar a administração pelo desfile que aconteceu, desfile cívico, de 7 de setembro, dia da pátria, um bonito gesto das escolas, nossos pequenos das escolas municipais, fizeram show na avenida. E eu tive a grata satisfação de receber, segundo o ex-prefeito Ribeiro, é a primeira vez um deputado federal participar de um desfile cívico, em Unistalda, grata satisfação de receber o dep. Pedro Westphalen, que esteve acompanhando as atividades do município. Quero desejar uma boa semana, e convidar que no sábado estará chegando a chama crioula no nosso município, para estarmos todos ali para receber.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Estamos na reta final de uma campanha eleitoral, e desejar aos colegas que todos são candidatos, menos eu, um bom pleito, sabemos que nosso município é pequenos, que todas as pessoas se conhecem de canto a canto do município, soubemos que mentiras, difamações, não levam a lugar nenhum, fico feliz quando chego nas casas e me dizem que o voto vai ser para teu colega, ótimo, eu uso dessa expressão, por que a gente sabe que o povo é uma democracia, e as pessoas sabem quem escolher, conhecem o trabalho e a vida de cada candidato, então desejo a vocês colegas, uma abençoada votação, eleição, e que possam chegar a vitória para continuar nesse trabalho que estão fazendo no município.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Hoje voltamos com a sessão transmitida, na internet, e na rádio. Venho em primeiro lugar, manifestar o meu agradecimento, e parabenizar os colegas pela eleição que transcorreu ontem, da minha parte só tenho dizer gratidão, porque sei que não é fácil transferir um voto, e eu consegui eleger o meu sucessor, sei que teremos nessa câmara de vereadores pessoas competentes para seguir os trabalhos no próximo mandato, continuamos trabalhando em prol do nosso município, das demandas que chegam até nós, volto desejar parabéns aos colegas, que Deus abençoe o novo mandato que inicia em janeiro.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Aproveitando em falar em Itu Mirim, parabenizo o sec. de obras e sua equipe, que em muitos anos, mais de 20 anos que cruzo na estrada do carneirinho, a estrada nunca esteve tão boa quanto está hoje, ontem cruzei na entrada da noite na estrada, ela está perfeita, que Deus abençoe a equipe da sec. de obras para que continuem fazendo esse trabalho com amor, foi um trabalho feito realmente com amor, a estrada está plena. Quero convidar a população para o evento que temos na sexta feira, no CTG, que é com o sindicato rural e o senar, avisar as pessoas que o exame que são coletados, será na saúde, a partir das 7h, estão sendo disponibilizados 120 exames, e paralelo no ctg estará acontecendo as atividades, e meio dia terá almoço, será muitas atividades, brindes, será um dia feito com carinho para a comunidade que ali vai participar, eu não perguntei pra secretaria se ainda tem fichas, pois as pessoas tem que agendar o exame, fico devendo essa resposta. A colega Regina falou sobre o pedido do programa avançar, soubemos da importância desse pedido, e na semana passada converse com o prefeito Gilnei, até o Elisandro e a sec. Fran estavam em POA, ele me mandou o link que o município já se cadastrou, estão fazendo o próximo passo, será enviado documentação, até falei com ele dá importância, que a gente sabe que esse programa vai fazer a diferença no município. Sobre o assunto da corsan, o que quero dizer aos colegas, que por mim podemos fazer essa audiência pública, por mim tudo ok, só que o que eu vejo que fazem 8 meses que fizemos uma denuncia no MP, e ele sequer mexeu aquela denuncia, então eu não vejo uma facilidade de dizer que vamos trazer o MP aqui, não é assim, infelizmente, o poder judiciário não está sendo tão flexível, ou podemos se reunir e tentarmos, mas não está tendo essa flexibilização de fazermos o ministério público sair do seu poder e vir no município, segundo a secretaria do promotor ela me passou que na troca de promotor esse ano, ficou muito trabalho atribulado, muitos processos, e não estão dando conta, e vem o recesso, é difícil mas vamos em frente, se for possível, se os colegas estão com carta branca vamos movimentar essa ação.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Família legislativa, eu digo família, porque a gente viu na 5ª feira do livro, a união e o amor que vocês depositaram no trabalho que vocês prestam aqui na câmara, só tenho a palavra gratidão, a todas vocês que estiveram lá, todos os colegas que estiveram lá, um evento organizado pela administração e pela educação, um evento onde a gente vê no brilho do olhar das crianças, a felicidade, e eu sempre digo que a única herança que a gente deixa para os nossos filhos, é o estudo, a educação, e a cultura, então Unistalda está fazendo ótimos eventos para levar as crianças até esse conhecimento da cultura e da educação. A dona Eliane que trouxe um convite do sindicato de trabalhadores rurais, para o dia do aposentado, eu sei dona Eliane, a senhora presidente do sindicato, nos outros anos era organizado uma excursão, vamos conversar com a administração ver se vai ser possível, eu sei que os aposentados gostam de participar desse evento, é no dia 23 de novembro lá na cerca de pedras esse grande evento, e a gente só tem a agradecer vocês que estão sempre os auxiliando. Aquelas duas mulheres, eu admiro vocês, lugar de mulher é onde ela quer, e vocês estão fazendo esse empenho de mostrar que mulher tem vez, tem seu lugar, no esporte, na lavoura, no campo, no bar, onde quiser, parabéns gurias, continuem cada vez mais buscando, e levando Unistalda sendo divulgado pela equipe de vocês, que estão indo em todo estado, e lá a gente vê a bandeirinha de Unistalda sempre no pódio. Quero dizer que o colega Chico falou da reunião que a gente teve da consulta popular, no dia 13 de novembro estaremos defendendo, tivemos alguns vereadores na reunião, onde estava o presidente do cored, o Heitor, defendendo 4 demandas para que essas 4 continuem na cédula de votação, Unistalda escolheu 4 demandas, 2 na área da agricultura, e 2 na área da assistência social, agricultura porque quanto mais ajuda tiver a agricultura, para ficar mais fortalecida, o município só tem a crescer, e a assistência social é a área do olhar social, olhar para todas as pessoas que precisam não só de uma cesta básica, mas de um acolhimento, de um abraço, de uma palavra, nós seremos vitoriosos e conseguiremos que fique essas demandas na cédula de votação da consulta popular.
Ver. Ruth Melo – PP: Após saudações iniciais. Os nossos dois vereadores eleitos que dia 1 de janeiro assumem sua cadeira, seu trabalho aqui nessa casa legislativa, ao Andrio, um jovem, que Deus te abençoe, que tu consigas fazer um trabalho, vou dar o meu exemplo, eu virei vereadora cheia de sonhos e no decorrer da andança me decepcionei, por isso estou dando um tempo, as vezes a gente sonha demais, que Deus te abençoe e não aconteça isso contigo e realize um ótimo trabalho. Já o outro vereador, que tu és o juvenil, e ele o idoso, ele já traz uma experiencia, então ele já sabe acertar as conquistas e as decepções. Ouvindo os colegas que falaram sobre a questão da demanda do Banrisul, gente sabe que o prefeito vem com essa preocupação, com a tentativa de negociação desde o primeiro dia que entrou como prefeito, a gente sabe do problema grande que é a situação do Banrisul aqui em Unistalda, a situação do atendimento ali fora, não dos funcionários lá dentro a precária estrutura do posto, e no início desse ano nós recebemos a dep. Nadine, onde ela esteve dentro do Banrisul juntamente comigo, com o Luiz e com o prefeito, e ela nos prometeu ajudar, e para nossa alegria hoje eu vou trazer colegas, que o futuro vereador Luiz, ele que tem conhecimento com o Artur Lemes, chefe de gabinete do Eduardo Leite, com a delegada Nadine, já agendou para no dia 28 de novembro as 15h uma audiência com o presidente do Banrisul em POA juntamente com nosso prefeito, então esse sonho que o prefeito traz aqui em Santiago, por telefonema com POA, não se conseguiu nada, a gente acredita que juntamente com o governador do estado, a força do dep. Estadual, algo vai se resolver, então essa audiência foi marcada para que haja uma negociação sobre esse posto de Unistalda, vamos aguardar e torcer que venha um resultado bom, que o sonho dessa demanda possa resolver o problema do posto de Unistalda.